Pular para o conteúdo principal

COMO COMPLEMENTAR OS ESTUDOS DE IDIOMAS GRATUITAMENTE

Estudar idiomas



Estudar um novo idioma tem sido um dos pontos mais importantes de desenvolvimento para diversos profissionais, seja ele o Inglês, Espanhol ou demais idiomas. Sabemos que nas mais variadas áreas e organizações, falar fluentemente um idioma além do português pode fazer a diferença e abrir muitas portas para crescimento profissional e carreira. 
Um outro ponto é: aprender um novo idioma é resultado de um estudo praticamente contínuo, com uma evolução gradativa. Entretanto, podemos acelerar esse desenvolvimento conforme melhoramos nosso vocabulário e, consequentemente, desenvolvemos melhores condições para melhorar nossa comunicação verbal, bem como a compreensão ao escutar outras pessoas.

Vejamos a seguir 5 formas de complementar os estudos em idiomas gratuitamente:

  • Músicas: 

Essa pode ser uma forma muito interessante para aumentar seu vocabulário. Minha sugestão nesse caso é: selecione uma música cujo idioma seja o que você deseja aprender. Em seguida, pesquise a letra em seu idioma original e destaque as palavras que você não conhece. Faça uma pesquisa sobre o significado dessas palavras e anote. Procure estabelecer formas de usar essas palavras na prática durante suas aulas ou em momentos que precisar escrever: fazendo exercícios, redações, etc..

  • Livros, artigos ou reportagens: 

Se você gosta de ler, aproveite essa alternativa, pois ela pode lhe proporcionar bons resultados. Busque conteúdos cujo vocabulário possa contribuir ao seu desenvolvimento de uma forma eficaz. Por exemplo: se seu objetivo é desenvolver um idioma para fins de negócios, busque livros ou artigos relacionados a esse tema e assim sucessivamente. Lembrando que esse conteúdo deverá estar escrito no idioma que você deseja desenvolver. Basicamente, o mesmo processo utilizado para a música, você pode aplicar para livros e artigos no intuito de descobrir novas palavras e seus respectivos significados. Além disso, poderá conhecer mais sobre a aplicabilidade das mesmas e como são utilizadas.

  • Aplicativos: 

Há diversos aplicativos gratuitos voltados ao estudo de idiomas e, em geral, podem ser uma excelente forma de melhorar seu vocabulário. As duas opções que utilizo são: "Duolingo": é um app gratuito com exercícios e vocabulários de diversos idiomas que podem ser acessados pelo celular, ou pelo computador. A segunda opção é um aplicativo chamado "Anki": ele possui uma espécie de cartões virtuais para que você insira as palavras e expressões que aprendeu para poder estudá-los com frequência. Nesse caso, ele vai ajudar mais no quesito "memorização" do que no aumento do vocabulário em si. Afinal, também não adiantaria muito conhecer diversas palavras e não memorizá-las de uma forma eficaz.

  • Filmes ou Séries: 

Quando pensamos em estudos envolvendo filmes e séries é um pouco mais complexo. É provável que essa opção seja mais produtiva para as pessoas quem já possuem um conhecimento intermediário ou superior no idioma. Isso porque é um método mais dinâmico do que identificar palavras nas letras de músicas, livros ou artigos. Sendo assim, a recomendação aqui é que você configure o filme ou série no idioma em que deseja aprender, de preferência com a legenda no mesmo idioma. Assim, você poderá identificar e treinar questões como a audição, pronúncia e aplicabilidade de diversas palavras.

  • Podcast: 

Também pode ser uma ferramenta interessante, porém é ainda mais dinâmico do que os filmes, pois não há nenhum tipo de legenda. Ou seja, treinar um idioma somente com áudio, vai exigir maior atenção e, com certeza vai ser mais efetivo em um momento em que você tenha um pouco mais de domínio do idioma e queira treinar a audição e a aplicabilidade de palavras e expressões. Para quem fala outros idiomas, é muito frequente a necessidade de falar por telefone, ou áudio de uma forma geral. Nesse caso, uma pessoa com a audição bem treinada certamente terá mais facilidade, já que muitas vezes não estamos vendo a expressão e gestos do nosso interlocutor.

Conclusão:

Essas ferramentas são formas de acelerar o desenvolvimento, entretanto, elas não substituem as aulas regulares de idiomas. De qualquer forma, caso você queira iniciar os estudos de um novo idioma, mas ainda não tenha condições de financiar aulas regulares, essas ferramentas e métodos podem ser uma forma de início, até que você consiga se organizar e iniciar as aulas formais. Para quem já estuda, mas com uma frequência baixa como uma vez na semana, por exemplo, essas opções também podem servir como bons complementos. Enfim, independentemente da situação, podemos conseguir benefícios interessantes com essas técnicas. Basta saber aplicar e manter a consistência nos estudos. Você perceberá que, gradativamente, os resultados começarão a aparecer.



Caso você queira mais dicas sobre como aprimorar suas habilidades de idiomas acesse: NÃO CONSIGO DESTRAVAR MEU INGLÊS. E AGORA?

Comentários