Atualmente, uma das competências mais requisitadas pelas organizações é a fluência no Inglês. Isso ocorre já há algum tempo e abrange diversas áreas, funções e níveis hierárquicos. Em um mercado cada vez mais competitivo, o nível de proficiência no inglês acaba pesando cada vez mais no momento da escolha dos candidatos aprovados em processos seletivos ou profissionais promovidos. Isso porque, infelizmente, ainda há certa dificuldade em encontrar profissionais que consigam falar fluentemente o inglês. Porém, quando bem desenvolvido, o inglês (junto com as demais competências técnicas e comportamentais do profissional) pode se tornar um grande diferencial.
Muitas pessoas, apesar de estudarem o inglês há muitos anos, ainda se sentem inseguras, com alto nível de nervosismo na hora de falar com estrangeiros. Mas afinal, o que precisamos fazer para adquirir fluência em inglês? A seguir, compartilho com vocês algumas dicas com base em minha experiência e o que funcionou para mim:
- Mantenha os estudos regulares:
Ou seja, é importantíssimo que você mantenha uma regularidade em suas aulas de inglês, e também utilize outros recursos como músicas, filmes e tudo o que possa contribuir com seu vocabulário. Quanto maior o contato com o idioma, melhor.
- Exercite a conversação:
Vivendo em um país no qual falamos português o tempo todo, praticar a fala em inglês durante 1 ou 2 horas por semana ainda é muito pouco. Portanto, é importante intensificar os treinos de conversação, utilizando o vocabulário que você possui. Essa prática é o que tornará o seu inglês mais fluido e te ajudará a conversar de uma forma cada vez mais natural. Quanto mais você treinar, maior segurança terá no momento em que precisar falar.
- Caso tenha algum conhecido estrangeiro, faça contato:
É interessante que, ao estudar inglês você faça contato com pessoas que tenham um sotaque diferente do seu. Isso vai fazer com que haja um maior desenvolvimento do "listening", e você terá mais facilidade de entender o que está sendo dito. Algumas pessoas optam por fazer aulas com professores de inglês nativos, outras possuem amigos fora do país, e outras simplesmente começam a ter um contato maior no momento em que precisam utilizar o inglês no trabalho. Nos três casos, esse contato gera um desenvolvimento muito interessante para a sua comunicação no idioma.
- Aproveite as oportunidades de falar:
Um dos comportamentos mais comuns que notei nos estudantes de idiomas é tentar fugir de situações em que precisam falar inglês por acharem que ainda não estão preparados. Mas o fato é: se você estudou, chegou até o nível intermediário/ avançado, aproveitar as oportunidades de colocar isso em prática vai te ajudar a aprimorar seu inglês. Então tente superar o medo e aproveitar essas oportunidades. Se você identificar essa situação com antecedência, melhor ainda! Se prepare para ela!
- Busque vocabulários específicos sobre sua área de atuação profissional:
Além de todas as dicas acima, é sempre muito importante conhecer as palavras inseridas no mercado em que você trabalha. Dependendo da sua área de atuação, esses vocabulários podem ser extremamente específicos e talvez não sejam abordados com frequência em suas aulas de inglês. Mas uma coisa é certa: quando você participar de uma reunião de trabalho em inglês, esses vocabulários serão utilizados!
Comentários
Postar um comentário