Pular para o conteúdo principal

SOFT SKILLS: O QUE SÃO E POR QUE VOCÊ DEVERIA SE PREOCUPAR COM ISSO?

O que são Soft Skills


É muito provável que você já tenha escutado algo sobre a importância das Soft Skills no decorrer de sua carreira. Esse é um tema chave para qualquer empresa, tanto na hora de recrutar novos profissionais, como também na hora de gerenciar os talentos já existentes na organização. Além disso, é um tema chave para todos os profissionais, incluindo profissionais autônomos ou empreendedores, pois pode ter impacto direto em suas carreiras também. Antes de mais nada, vamos abordar a definição e entender qual o significado de Soft Skills.

Segundo informações publicadas no site vagas.com: "Soft skills são competências comportamentais, ou seja, atributos pessoais que você precisa ter para ser bem-sucedido no local de trabalho.". Sendo assim, são habilidades e competências diretamente relacionadas ao nosso comportamento. Algumas das principais Soft Skills são: Trabalho em Equipe, Comunicação, Flexibilidade, Criatividade, Ética, Inteligência Emocional, entre outros.

Mas afinal, por que é tão importante aprimorar suas Soft Skills? Veja a seguir 4 motivos pelos quais vale a pena investir no desenvolvimento de suas habilidades comportamentais:

  • Saber lidar com situações adversas e de grande pressão podem influenciar em seus resultados e em sua saúde: 

Com certa frequência, você pode se deparar com situações desafiadoras, com grande pressão, prazos curtos, muitos obstáculos, etc. em seu ambiente de trabalho. Seu comportamento e sua forma de lidar com essas situações, sem dúvidas, fará muita diferença no resultado final e também em sua saúde emocional, que jamais pode ser deixada de lado. 

  • Você pode gerar e gerenciar melhores oportunidades de negócio ou de trabalho: 

Sabe-se que uma das Soft Skills mais importantes para os profissionais está ligada a Comunicação. E acredite, uma boa comunicação e a construção de bons relacionamentos podem contribuir diretamente para a geração de oportunidades nos negócios e também em sua carreira de uma forma geral.

  • Desenvolver novas soluções podem ser uma boa saída: 

A criatividade também pode ser um ponto chave sobre a forma como você lida com situações que se apresentam no dia-a-dia. Aprimorá-la pode significar a diferença entre ter um resultado bom, ou ter um resultado excelente através de uma ideia a qual ninguém tenha considerado antes.

  • Muitos profissionais são contratados por suas excelentes competências técnicas e desligados por conta de questões comportamentais: 

Sabemos que a capacitação técnica é extremamente importante para qualquer profissional ou empresa. Em paralelo, o ideal é equilibrar as chamadas "Hard Skills" (competências técnicas), com as "Soft Skills" (competências comportamentais). Não adianta um profissional extremamente capacitado tecnicamente, mas que gera conflitos com sua equipe a todo momento, por exemplo.

Conclusão:

As habilidades comportamentais são tão importantes quanto as habilidades técnicas. Em geral, as habilidades técnicas são mais fáceis de treinar e podem ser desenvolvidas por qualquer profissional. Em contrapartida, as habilidades comportamentais só podem ser aprimoradas se o próprio profissional compreender a importância disso e decidir desenvolvê-las. E acredite, esse pode ser o fator para fazer a diferença e ajudá-lo a alcançar seus objetivos e agregar maior valor ao seu trabalho.


Quer saber mais sobre Soft Skills? Acesse:




Referências:


Comentários