Pular para o conteúdo principal

CRIATIVIDADE: É POSSÍVEL DESENVOLVER OU APRIMORAR?

DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE


No post de hoje, gostaria de abordar um assunto muito controverso, mas também muito interessante: a Criatividade. Esse é um excelente exemplo do que chamamos de "Soft Skills" ou "Competências Comportamentais" e possui o potencial de agregar valor direta ou indiretamente na carreira de muitos profissionais. 

Em meio a correria do dia-a-dia, muitas vezes o quesito criatividade acaba sendo esquecido ou deixado de lado no ambiente profissional. Dentre as demandas urgentes, prazos curtíssimos, problemas de última hora, reuniões, enfim, são inúmeros os empecilhos que se instalam entre um profissional e a criatividade. Muitos acreditam que a criatividade é um talento e que não pode ser desenvolvida. Eu particularmente, discordo dessa opinião e, a seguir, explicarei o porquê.

É evidente que a criatividade não é uma competência cujo desenvolvimento será feito em uma sala de aula, onde o aluno entra sem criatividade e saia com criatividade. É muito mais do que isso, e se faz necessário um exercício quase contínuo para que isso se torne cada vez mais natural. Muitas vezes, nós temos a tendência em estabelecer uma rotina e permanecer nela por grande período de tempo. Mas então, como poderíamos ter ideias diferentes? O que é possível fazer para estimular a criatividade? A seguir, algumas dicas básicas que podem ajudar com isso:


  • Consuma conteúdos diferentes
Seja através de livros (escritos ou audiobooks), podcasts, webinars, palestras, treinamentos ou quaisquer outros recursos, se colocar em contato com pessoas ou temas diferentes do usual pode contribuir para que você amplie seus horizontes e tenha novos insights que, muitas vezes, podem ser adaptados ou gerar ideias independentes relacionadas a sua área de atuação.

  • Observe os problemas: 

Frequentemente, os problemas que se apresentam em nosso dia-a-dia também podem nos ajudar a desenvolver novas ideias. Observá-los com mais atenção tem tudo para ser um excelente início. "Mas afinal, porque esse problema ocorreu? E o que é necessário para que ele seja solucionado de forma eficaz?"

  • Faça um brainstorming

A tradução literal seria uma "tempestade de ideias". E é exatamente isso! Reserve um tempo, dirija-se a um lugar mais tranquilo e anote o maior número possível de ideias. Caso tenha algum outro profissional ou um grupo de profissionais trabalhando no mesmo projeto que você, reúna-se com eles para gerar mais ideias. Quanto mais opções, maior a probabilidade de obter uma solução adequada.

  • Torne-se um expert em sua área de atuação: 

Basicamente, quanto maior o domínio que você tiver sobre o assunto, mais eficazes serão suas decisões sobre quais ideias implementar. Dominar o assunto fará com que você identifique rapidamente ideias boas, mas que ainda não têm o que é necessário para que de fato seja possível atingir o objetivo, assim como te possibilitará identificar ideias aparentemente ruins, mas que com alguns ajustes podem se tornar a solução perfeita para o desafio em questão.

Conclusão:

Essas são algumas dicas básicas que podem, de alguma forma, nos auxiliar em nosso dia-a-dia. Porém, sabe-se também que este tópico envolve muitas outras teorias e possibilidades. Parte desse post foi inspirado no livro "Mentes Brilhantes" de Alberto Dell'isola. Aos que tiverem interesse, recomendo a leitura.





Referências:
Livro: "Mentes Brilhantes" de Alberto Dell'isola

Comentários