Pular para o conteúdo principal

COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO: POR QUE É TÃO IMPORTANTE E COMO ISSO PODE TE AJUDAR?

comunicação no ambiente de trabalho

A comunicação no ambiente de trabalho, ou em nosso dia-a-dia é uma das habilidades que, com certa frequência, é subestimada por diversas pessoas. Entretanto, ela está presente em todos os momentos de nossa vida, seja de modo consciente ou inconsciente. Essa é uma das Soft Skills mais valorizadas pelas empresas e, sem dúvidas, pode fazer a diferença em diversos momentos. Mas afinal, como as habilidades de comunicação podem ajudar no decorrer da carreira? Bem, sabemos que boa parte dos problemas existentes hoje nas empresas ocorrem em decorrência de falhas de comunicação no trabalho. Seja ela por uma comunicação não clara, ou até mesmo a ausência dessa comunicação. Vejamos a seguir alguns tipos de comunicação e como isso se apresenta em nosso dia-a-dia profissional:

  • Comunicação Escrita: 


É sempre importante ter uma boa comunicação escrita, seja para a elaboração de relatórios, envio de e-mails, criação de políticas e procedimentos, etc.. Uma comunicação feita exclusivamente de forma escrita precisa ser extremamente clara, de modo a minimizar dúvidas e distorções. Um dos problemas mais comuns costuma ocorrer quando o profissional escreve algo que para ele é muito óbvio. Ele acredita que o recado esteja muito claro, entretanto, para as pessoas que não estão diretamente envolvidas com o tema, é provável que haja interpretações diferentes, especialmente se o texto não estiver completo e com instruções específicas. Ao elaborar uma comunicação escrita, é sempre válido avaliar: quais dúvidas podem surgir mediante a leitura dessa mensagem? Com esse conteúdo, é possível haver interpretações muito diferentes em relação à mensagem que desejo transmitir? Como posso tornar essa mensagem mais clara e específica?

  • Comunicação Verbal: 


Basicamente, esse é o tipo de comunicação que ocorre através da fala. Utilizamos da comunicação verbal praticamente o tempo todo: ao atender o telefone, participar de reuniões de equipe, conversar com colegas de trabalho, gestor, ou parceiros de projeto, clientes, etc.. Com isso, há alguns fatores que podem impactar na qualidade e na interpretação que as pessoas podem ter com esse tipo de comunicação, como: tom e altura da voz, formalidade ou informalidade (assim como pode ocorrer na comunicação escrita), velocidade da fala, além da clareza com a qual as informações são compartilhadas. Quando estamos em nosso ambiente profissional, é importante manter uma comunicação clara e específica, falando de forma natural - evitando falar rápido demais, por exemplo - ,  além de priorizar sempre a linguagem mais formal. 

  • Comunicação Visual: 


No caso da comunicação visual no mercado de trabalho ou em quaisquer outros ambientes, o objetivo costuma ser passar alguma mensagem de modo que as pessoas compreendam a mensagem através da observação. Por exemplo: você vai a uma reunião de equipe e precisa apresentar alguns dados. Você pode escrever esses dados (comunicação escrita), pode simplesmente falar (comunicação verbal), ou você pode colocá-los em um gráfico (comunicação visual). Ou seja, sempre que houver elementos visuais como: desenhos, gráficos, imagens, etc. você está utilizando uma comunicação visual. Ela pode ser de grande valia e auxiliar as pessoas no entendimento da mensagem que está sendo transmitida. Além disso, a comunicação visual costuma proporcionar uma vantagem que é chamar a atenção do receptor da mensagem. É natural que as pessoas tenham mais interesse em observar um gráfico ou um fluxograma, do que simplesmente ler textos e textos explicando resultados e processos, por exemplo.

  • Comunicação não verbal: 


É a famosa comunicação por gestos. Costumam ser realizados de forma inconsciente por diversas pessoas e, muitas vezes, denunciam algo que as mesmas estão pensando, ou até mesmo denunciam opiniões positivas ou negativas sobre determinado assunto. Ou seja, mesmo quando não falamos nada, não escrevemos, e nem demonstramos com imagens e gráficos, mesmo assim estamos nos comunicando de alguma forma. Exemplo: Imagine que você conversa com seu colega de trabalho e comenta sobre o mais novo projeto que você está trabalhando. Ao saber sobre esse projeto, seu colega imediatamente levanta as duas sobrancelhas. Há uma grande probabilidade de ele estar surpreso! Pois bem, a comunicação não verbal é aquela que exercemos o tempo todo, de forma voluntária ou involuntária. Consequentemente, observando um pouco mais as pessoas ao nosso redor, também podemos perceber esses sinais. 

Conclusão:

Falar sobre comunicação no ambiente de trabalho é sempre muito interessante, mas também muito complexo. Há muitos aspectos a serem considerados e poderia ficar dias e dias apenas abordando esse assunto. Entretanto, o primeiro aspecto que é importante considerar é: a comunicação precisa ser específica. Quanto mais específica, maior a chance de ela ser bem sucedida e você evitar mal entendidos, retrabalhos entre outros problemas. Ao mesmo tempo, é importante também considerar que pessoas diferentes costumam ter  interpretações diferentes mediante diversos assuntos. Nem sempre, nosso modo de ver as coisas é uma verdade absoluta. Na verdade, nunca é. Trata-se apenas da nossa percepção. Sendo assim, ao nos comunicarmos com outras pessoas, precisamos ter em mente que o que é extremamente normal para nós, pode ser interpretado como algo muito estranho para elas e vice versa. Daí, mais uma vez, a importância de deixar sempre muito clara a mensagem a ser transmitida. Além de evitar uma série de dificuldades, uma boa comunicação no ambiente de trabalho pode ser muito benéfica para a construção de bons relacionamentos profissionais. Sem dúvidas, isso pode agregar muito valor à sua atividade diária e também a sua carreira.



Comentários