Pular para o conteúdo principal

NETWORKING: QUAL A IMPORTÂNCIA DE TER UMA BOA REDE DE CONTATOS?

A importância de uma rede de contatos profissionais em sua carreira

No post de hoje, vamos falar sobre o Networking. É um dos temas mais falados, recomendados tanto para profissionais em busca de recolocação quanto para profissionais empregados, mas nem sempre de fato executado pelas pessoas. Antes de mais nada, vamos começar entendendo o que significa e para que serve o Networking.

O que é Networking?

Segundo o site Significados, "Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém". Ou seja, trata-se de trabalhar sua rede de contatos profissionais de modo a manter-se em frequente contato comunicação com as pessoas que já conhece, além de conhecer outros profissionais e adicioná-los à sua rede. Segundo reportagem publicada no site da Exame, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Queen Mary (Londres) apontou que dentre as empresas startups presentes no mercado, as que desenvolviam boas relações profissionais no início, ou seja, um bom networking, tinham mais possibilidades de obter sucesso econômico por um maior período de tempo. E será que isso é aplicável apenas para empresas? Com certeza não!
A importância de desenvolver um bom relacionamento e trabalhar sua rede de contatos profissionais vai muito além de simplesmente pedir ajuda a alguém quando você precisa. Aliás, muito pelo contrário! É um comportamento praticamente contínuo, ou pelo menos deveria ser.

Por que o Networking profissional é importante?

Primeiramente, temos o contato em si com outras pessoas. Sabemos que a interação com outras pessoas (ainda que remotamente) é benéfica para o ser humano de forma geral. Além disso, trabalhar sua rede de contatos profissionais também pode ter um papel importante nos negócios, para a geração de novas ideias, parcerias, realização de benchmarking, entre outros aspectos. Além do mais, grande parte das oportunidades de trabalho não são divulgadas na internet e, muitas vezes, são preenchidas por meio de indicações. Esse pode ser mais um dos benefícios de trabalhar ativamente seus contatos profissionais. Segundo reportagem do Harvard Business Review os CEOs que possuem uma rede de contatos diversificada em termos demográficos e com conhecimentos distintos tendem a aumentar o valor agregado nas organizações por meio de soluções inovadoras e M&As de sucesso, por exemplo. 

Por que trabalhar o networking de forma contínua?

Basicamente, fazer networking significa manter-se em contato com as pessoas que fazem parte de sua rede e também conhecer novas pessoas sendo elas profissionais que atuam na mesma área que você, ou não. É diferente de lembrar de sua rede de contatos profissionais apenas nos momentos de necessidade. Além do mais, cultivar bons relacionamentos de forma contínua é o que tornará esse processo saudável e benéfico a todos os profissionais envolvidos e você poderá desenvolver muitas parcerias dessa forma.

Networking: não é só sobre você!

Rede de contatos profissionais e colaboração

Ao invés de buscar sua rede de contatos profissionais apenas quando você precisa, que tal trabalhar seus contatos verificando como você pode agregar valor ou contribuir de alguma forma com essas pessoas? Essa pequena mudança de comportamento pode agregar valor em seus relacionamentos profissionais. Naturalmente, se você precisar de ajuda, as pessoas também estarão lá para contribuir. O mais importante é que suas conversas sejam de fato verdadeiras. Há muitas pessoas comentando sobre a importância de ajudar outras pessoas e, honestamente, também acredito muito nisso. O Networking não é algo para beneficiar a si. É uma ferramenta para que as pessoas mantenham contato e se ajudem, seja com informações, sugestões, ideias ou indicações. Isso pode fazer grande diferença na vida e na carreira de muitas pessoas.

E como fazer networking em meio ao isolamento social?

No momento em que vivemos os eventos de networking também acabaram sendo paralisados. Entretanto, seu contato com as pessoas não depende apenas disso. Pelo contrário. Nunca antes usamos tantas ferramentas de comunicação à distância. Realizamos ligações por áudio ou vídeo, reuniões, videoconferências, etc.. E por que não utilizar essas ferramentas para conversar com sua rede de contatos? Sempre que falamos sobre networking, quase que imediatamente nos lembramos das trocas de cartões de visitas, dos eventos e isso é normal. Porém, de nada adianta a troca de cartões, se de fato nunca se conversa com o profissional, certo? Nem sempre quantidade é qualidade e para as redes de contato profissional não é diferente.

Conclusão:

Em meio a correria do dia-a-dia, muitas vezes o networking acaba ficando em segundo plano. Em meio à quarentena, naturalmente esse processo sofreu uma mudança. Entretanto, há diversas possibilidades de adaptação e cabe a cada profissional decidir como fará. De forma geral, dedicar alguns minutos para trabalhar seu networking não prejudicará sua rotina. Muito pelo contrário! É importante nos mantermos conscientes de que esse comportamento pode impactar positivamente em sua carreira de diversas formas. 

Comentários