Pular para o conteúdo principal

4 DICAS DE FERRAMENTAS PARA ESTUDOS COM BAIXO CUSTO


Ferramentas para estudo com baixo custo

Atualmente, estamos vivendo um momento muito desafiador. Em meio a pandemia, quarentena, crise econômica, desemprego, entre diversas outras dificuldades. Muitas pessoas perderam seus empregos, e tantas outras estão sob ameaça de perdê-lo. Nesses momentos, é muito importante dedicarmos um tempo ao aprimoramento de nossas competências, sejam elas técnicas ou comportamentais. Nesse cenário, qual seria então a melhor forma de adquirir conhecimentos com baixo ou nenhum custo?
Independentemente de você estar empregado ou em busca de sua  recolocação profissional, incluir em sua rotina de estudos os tópicos a seguir poderão ajudá-lo(a) a se atualizar, aprimorar suas competências e contribuir para seu crescimento profissional sem exigir grande investimento:

Livros ou Audiolivros:

Se você possui em casa livros e nunca reservava um tempinho para lê-los essa pode ser uma boa hora para fazê-lo. Livros são excelentes formas de adquirir conhecimentos e se atualizar. Agora, se mesmo assim ainda não há tempo, você pode optar pelos audiolivros. Isso mesmo! Você pode escutar o conteúdo de diversos livros e, melhor ainda, muitas vezes a custo zero. Há aplicativos de celular específicos para livros como o “Ubook”, que possui opções pagas e gratuitas de e-books e audiobooks. Além disso, você pode encontrar audiolivros ou resumos comentados até mesmo em aplicativos como o Spotfy. É só pesquisar pelo tema de seu interesse e selecionar as opções que mais se adequam a sua necessidade.

Podcasts:

Basicamente, podcasts são arquivos de áudio que possuem conteúdos variados. Em muitos casos, são realizados debates ou conversas com especialistas em diversos temas e podem ser uma opção interessante para nos atualizarmos em temas de nossos interesses. Existem podcasts de notícias, economia, finanças, liderança, entre outras opções. Podcasts podem ser encontrados em diversos sites, mas em geral, eu utilizo aplicativos de streaming de músicas, que também tem algumas opções interessantes. O que eu mais utilizo é o Spotify.

Cursos online:

Até pouco tempo atrás, esses tipos de treinamentos sofriam um certo preconceito. Entretanto, os cursos da modalidade e-learning tem se mostrado de grande valia, principalmente durante esse período de quarentena. Há sites que oferecem cursos online gratuitos, muitos deles com certificação. Veja alguns exemplos: Linkedin Learning (30 dias grátis), FGV onlineESPMSenac EAD, entre outros. É importante lembrar que muitos cursos possuem vagas limitadas e abrem inscrições periodicamente. Sendo assim, pode ser que alguns treinamentos estejam com vagas esgotadas, então acompanhe sempre os cursos de seu interesse para fazer sua inscrição o quanto antes.

Webinars:

Recentemente, em decorrência do momento em que vivemos, diversos profissionais e empresas decidiram iniciar o desenvolvimento de webinars. Mas afinal o que é isso? Webinars são uma espécie de palestras ou videoconferências cujos objetivos são relacionados normalmente ao ensino, e podem ter temas variados. As inscrições normalmente são feitas nos sites das empresas responsáveis e, muitas vezes, divulgados através do Linkedin, ou outras redes sociais. Fique de olho e acompanhe os profissionais e empresas de sua confiança para saber quando e como esses webinars serão realizados. Todos os que vi até agora foram gratuitos.

Conclusão:

Obviamente, as alternativas apresentadas acima não substituem as formações acadêmicas. Cada formação possui o seu valor. Entretanto, essas alternativas servem como um excelente complemento para que você se atualize e se mantenha sempre bem informado. Caso queira verificar ferramentas ou recursos gratuitos para estudos de idiomas, clique aqui.


Comentários