No post de hoje teremos uma reflexão sobre a Gestão de
Carreira. Esse tema costuma dividir opiniões, principalmente no que tange às
responsabilidades. Quando pensamos em carreira, é importante considerar que,
basicamente, nos referimos à trajetória do profissional, ao seu processo de desenvolvimento
e crescimento. Para tanto, esse processo também precisa ser planejado e
gerenciado.
Mas afinal, de quem é a responsabilidade sobre a gestão de carreira?
Uma das perguntas mais realizadas por diversos candidatos
durante as entrevistas de emprego é: “A empresa tem plano de carreira?”. Pode
ser que você tenha se identificado com essa dúvida.
Em geral, sabemos que muitas organizações tem um plano bem
definido de cargos e salários e tantas outras possuem plenas condições para
geração de oportunidades, bem como processos para gerenciamento de performance
e desenvolvimento. Entretanto, a expectativa de que a organização possua um plano
de carreira e que, em determinado período de tempo, você será promovido(a),
muitas vezes acaba sendo alheia à realidade. Isso porque nem sempre há uma
garantia de que as oportunidades surgirão dentro da organização, favorecendo promoções
ou movimentações de carreira no período desejado pelo profissional. Pode ser
que isso aconteça, ou pode ser que não.
Sendo assim, é importante considerar que: cada indivíduo é
responsável pela sua própria carreira. As organizações, naturalmente mapearão
as oportunidades existentes e as possíveis movimentações de carreira dentro de
suas próprias possibilidades e necessidades, até mesmo como uma forma de
solucionar gaps internos e reter seus principais talentos. Algumas organizações
costumam investir em treinamento e desenvolvimento e esse tipo de ação, sem dúvidas
pode ser um grande incentivo para a carreira. Entretanto, é importante lembrar
que a carreira é do profissional e não da empresa. Com essa percepção, o
profissional deixa de “terceirizar a responsabilidade” sobre sua carreira e
passa a planejá-la de acordo com seus próprios objetivos.
Sabendo disso, é interessante considerar alguns aspectos e
realizar reflexões sobre sua carreira e suas metas:
1. Qual o seu objetivo profissional?
Pense no que você gostaria de se tornar no
futuro. Área em que deseja trabalhar (pode ser que você queira mudar de área,
ou permanecer na área em que já atua, por exemplo), cargo que deseja ocupar, em
qual tipo de empresa gostaria de trabalhar, etc..
2. Onde você está em relação ao seu objetivo?
Agora, faça uma reflexão sobre suas
condições atuais e quais pontos estão aderentes aos seus objetivos, e quais
você deseja adequar.
3. O que é necessário fazer para atingir seu objetivo de carreira?
Faça uma avaliação honesta sobre seus pontos
fortes e pontos que ainda precisa desenvolver para chegar à sua meta. Observe
se há competências técnicas ou comportamentais que podem ser desenvolvidas, ou
outros aspectos que você possa aprimorar para se aproximar de seu objetivo.
Através dessas reflexões é possível identificar quais são os
principais gaps que hoje o afastam de seu objetivo. Dessa forma, será possível
trabalhar para desenvolvê-los, seja através de um treinamento, processo de
coaching ou outras ações de desenvolvimento de competências técnicas ou
comportamentais.
Comentários
Postar um comentário