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GESTÃO DE CARREIRA: AFINAL DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?

Carreira

No post de hoje teremos uma reflexão sobre a Gestão de Carreira. Esse tema costuma dividir opiniões, principalmente no que tange às responsabilidades. Quando pensamos em carreira, é importante considerar que, basicamente, nos referimos à trajetória do profissional, ao seu processo de desenvolvimento e crescimento. Para tanto, esse processo também precisa ser planejado e gerenciado.

Mas afinal, de quem é a responsabilidade sobre a gestão de carreira?

Uma das perguntas mais realizadas por diversos candidatos durante as entrevistas de emprego é: “A empresa tem plano de carreira?”. Pode ser que você tenha se identificado com essa dúvida.

Em geral, sabemos que muitas organizações tem um plano bem definido de cargos e salários e tantas outras possuem plenas condições para geração de oportunidades, bem como processos para gerenciamento de performance e desenvolvimento. Entretanto, a expectativa de que a organização possua um plano de carreira e que, em determinado período de tempo, você será promovido(a), muitas vezes acaba sendo alheia à realidade. Isso porque nem sempre há uma garantia de que as oportunidades surgirão dentro da organização, favorecendo promoções ou movimentações de carreira no período desejado pelo profissional. Pode ser que isso aconteça, ou pode ser que não.

Sendo assim, é importante considerar que: cada indivíduo é responsável pela sua própria carreira. As organizações, naturalmente mapearão as oportunidades existentes e as possíveis movimentações de carreira dentro de suas próprias possibilidades e necessidades, até mesmo como uma forma de solucionar gaps internos e reter seus principais talentos. Algumas organizações costumam investir em treinamento e desenvolvimento e esse tipo de ação, sem dúvidas pode ser um grande incentivo para a carreira. Entretanto, é importante lembrar que a carreira é do profissional e não da empresa. Com essa percepção, o profissional deixa de “terceirizar a responsabilidade” sobre sua carreira e passa a planejá-la de acordo com seus próprios objetivos.

Sabendo disso, é interessante considerar alguns aspectos e realizar reflexões sobre sua carreira e suas metas:

1.       Qual o seu objetivo profissional?

Pense no que você gostaria de se tornar no futuro. Área em que deseja trabalhar (pode ser que você queira mudar de área, ou permanecer na área em que já atua, por exemplo), cargo que deseja ocupar, em qual tipo de empresa gostaria de trabalhar, etc..

2.       Onde você está em relação ao seu objetivo?

Agora, faça uma reflexão sobre suas condições atuais e quais pontos estão aderentes aos seus objetivos, e quais você deseja adequar.

3.       O que é necessário fazer para atingir seu objetivo de carreira?

Desenvolvimento Profissional


Faça uma avaliação honesta sobre seus pontos fortes e pontos que ainda precisa desenvolver para chegar à sua meta. Observe se há competências técnicas ou comportamentais que podem ser desenvolvidas, ou outros aspectos que você possa aprimorar para se aproximar de seu objetivo.

Através dessas reflexões é possível identificar quais são os principais gaps que hoje o afastam de seu objetivo. Dessa forma, será possível trabalhar para desenvolvê-los, seja através de um treinamento, processo de coaching ou outras ações de desenvolvimento de competências técnicas ou comportamentais.



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