O tema "Qualidade de vida" tem sido cada vez mais lembrado pelas pessoas e também muito abordado nas organizações nos últimos anos. Muitas empresas passaram a investir em programas de qualidade de vida no trabalho em diferentes formatos e proporções. Segundo pesquisa realizada em 2016 pelo "International Stress Management Association" (ISMA) com profissionais em São Paulo e Porto Alegre, 72% das pessoas entrevistadas informaram estar frequentemente estressados. Desses, 32% apresentavam sintomas relacionados a Síndrome de Burnout. Além disso, com base na reportagem publicada em 2019 no site Terra, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo.
Todas essas informações, mais a consideração sobre o momento em que vivemos nos levam a pensar em formas de cuidar melhor de nossa saúde. Mas afinal, que fazer para melhorar a qualidade de vida? Veja a seguir algumas dicas simples que podem ajudá-lo (a):
- Fique atento à ergonomia:
Se você faz parte do grupo de profissionais trabalhando em home office, observe as condições ergonômicas, como: altura da cadeira - manter sempre os pés apoiados no chão ou em um apoio específico para os pés; altura do monitor - mantê-lo sempre à altura do rosto; manter os antebraços apoiados na mesa. Cuidados como esses ajudarão a evitar problemas originados da má postura.
- Faça exercícios físicos:
Sem dúvidas, fazer exercícios físicos pode auxiliar não só na questão física, mas também no controle e diminuição do stress e de outras doenças relacionadas ao sedentarismo. Separe alguns minutos por dia, ou realize exercícios de duas a três vezes por semana para manter a saúde em dia.
- Cuide da alimentação:
Manter uma alimentação saudável ajudará a evitar problemas relacionados a obesidade além de reduzir o risco de diversas doenças. Além disso, pode beneficiar também o sistema imunológico, conforme citado em reportagem publicada no site Terra.
- Realize alguma atividade de lazer ou hobbie:
Separar um tempo para si pode fazer muita diferença no dia-a-dia. Ainda que seja uma atividade simples como ler, passar mais tempo com a família ou assistir um filme, isso poderá ajudá-lo (a) a se desligar dos problemas por alguns instantes e respirar.
- Cuide de sua saúde mental e emocional:
Em geral, as pessoas estão sempre ocupadas, correndo, preocupadas com diversos problemas. Entretanto, alguns profissionais estão sentindo a necessidade de tomar medidas para beneficiar a saúde mental e emocional, na maioria das vezes, relacionadas a "mindfullness" ou práticas de meditação. Essa pode ser uma forma de desacelerar e manter o equilíbrio.
- Observe a qualidade do sono:
Dormir bem pode ter grande impacto em nosso organismo. Segundo reportagem divulgada pela Veja Saúde, pesquisas apontam que 36% dos brasileiros afirmam sofrer de insônia de forma recorrente. Estudos apontam que dormir pouco pode gerar impactos no organismo relacionados a memória, ou até mesmo a doenças como osteoporose, por exemplo. Caso você sofra de insônia de forma recorrente, vale buscar ajuda profissional para melhorar a qualidade do sono.
Conclusão
É muito comum nos depararmos com profissionais que iniciam suas jornadas de trabalho cada vez mais cedo e as encerram cada vez mais tarde. Claro, isso normalmente está relacionado com a preocupação com a performance bem como as responsabilidades que possui no âmbito profissional. Entretanto, deixar a saúde de lado é ainda pior. Afinal, profissionais que não estão saudáveis também não serão capazes de obter a produtividade e os resultados que desejam. Cuidar da saúde física e mental pode fazer a diferença e ajudá-lo (a) a produzir mais em menos tempo. Além do mais, pode auxiliar para um maior equilíbrio emocional nos momentos adversos de sua carreira. Mesmo assim, caso você esteja enfrentando um quadro grave de ansiedade, depressão ou estresse, é de extrema importância buscar ajuda profissional de modo a garantir um acompanhamento adequado. A sua saúde deve sempre estar em primeiro lugar.
Para mais informações, acesse:
Comentários
Postar um comentário