Pular para o conteúdo principal

HOME OFFICE X FILHOS PEQUENOS...E AGORA?

Home Office com Filhos Pequenos


Certamente, o home office deixou de ser uma tendência para se concretizar em diversas empresas e com certeza veio para ficar. Recentemente, muitas pessoas passaram a trabalhar em home office às pressas por conta da pandemia e, nesse momento, os profissionais que possuem filhos pequenos se depararam com um desafio extra. Como trabalhar em home office e cuidar dos filhos ao mesmo tempo?
É uma situação delicada, pois há o envolvimento de dois aspectos fundamentais: um deles são os filhos, claro. E o outro, é o emprego, a carreira, enfim seu sustento. Certamente um desafio e tanto! A ideia desse post é compartilhar sugestões que possam ajudar as pessoas que ainda não conseguiram uma solução para esse impasse. Tive a oportunidade de conversar com algumas pessoas a respeito e, a seguir, compartilharei algumas dicas sobre o que tem funcionado bem para alguns pais e mães durante o home office:

  • Ajuste de horários: 

Após observar quais períodos do dia seriam mais produtivos para o trabalho, muitos pais realizaram uma adaptação de horários no intuito de buscar uma boa produtividade, sem deixar de dar atenção aos filhos durante o dia. Claro, não há uma regra para todos. Cada família conseguirá ajustar esses horários de uma forma diferente. Nesse caso, além de identificar os períodos mais produtivos para trabalhar, vale alinhar com sua equipe e/ou gestor para garantir que esses ajustes sejam uma solução, e não mais um problema.

  • Contar com a ajuda de parentes próximos: 

Caso haja algum parente próximo que possa ajudá-lo cuidando das crianças enquanto você precisa trabalhar, realmente pode ser uma excelente ajuda. Nesse caso os pais ficam mais tranquilos, pois seus filhos estão com uma pessoa de confiança e, após sua jornada de trabalho dedicam mais tempo e aproveitam a companhia dos filhos.

  • Aproveitar o período de sono da criança: 

Bem, caso você não tenha nenhum parente ou alguém de sua confiança próximo a você e que possa ajudar, provavelmente a solução será flexibilizar sua rotina. O que muitos pais e mães tem feito é aproveitar os períodos em que as crianças estão dormindo, na maioria das vezes de manhã bem cedo ou no período da tarde, para realizar as tarefas mais importantes e estratégicas relacionadas ao trabalho. Claro que não será possível concluir todas as suas tarefas diárias nesses intervalos, por isso é importante priorizar essas atividades. Dessa forma, você aproveitará de forma mais efetiva um período mais tranquilo, quando conseguirá se concentrar mais.

  • Criar um revezamento: 

Uma outra prática que tem ocorrido entre os familiares que precisam trabalhar em home office é o revezamento. Dentro desse ajuste das rotinas, alguns pais e mães optaram por estabelecer os períodos em que cada um cuidará dos filhos enquanto o outro trabalha. Assim é possível dar atenção e curtir a companhia das crianças sem deixar de lado as atividades profissionais.

  • Considerar outras atividades para as crianças: 

Se seu filho for um pouco maior, vale pensar em algumas atividades que ele ou ela possa fazer durante o dia que possa ajudá-lo(a) a lidar com os momentos de tédio. Mesmo que sejam atividades simples como desenhar, brincar de amarelinha, etc.., isso pode ser benéfico para sua rotina e também para a criatividade da criança, coordenação motora, além de ajudá-lo (a) a se divertir.

Conclusão:

Lembre-se, esse também pode ser um momento de aproximação. Sabemos que, em decorrência da rotina atarefada da maioria dos brasileiros, muitas vezes é difícil ter a oportunidade de estar sempre próximo(a) das crianças. Apesar dos desafios, o home office pode ser sim uma forma de finalmente conseguir equilibrar tudo isso. A adaptação será necessária, mas pode gerar grande satisfação. 

Comentários